O Programa de Regeneração Paisagística pretende ser uma forte contribuição para uma Estrutura Verde ou Estrutura Ecológica Urbana, em articulação com diversos espaços permeáveis potencialmente arborizados (arborizáveis), que se cruzam com os diversos elementos tipológicos culturais e urbanos numa perspetiva de continuidade.

A principal ferramenta para combater a fragmentação está no projeto e utilização de corredores ecológicos (corredores ecológicos junto a rios e outras linhas de água) e vales, conectando zonas com importantes características ecológicas, tornando possível a proteção das áreas mais sensíveis de flora e fauna, e que melhoram o estudo e apropriação da natureza ao permitir a realização de caminhadas por entre os diversos espaços naturais.

Numerosos estudos de ecologia apontam para a importância de estabelecer uma relação de continuidade territorial dentro de uma matriz urbana, já que a fragmentação dos habitats é considerada por muitos biólogos a principal ameaça à diversidade biológica. Todo este projeto terá como grande finalidade dotar a nossa Freguesia de espaços cada vez mais sustentáveis, ecológicos e amigos do meio-ambiente.

O projeto inclui diversas intervenções nas seguintes zonas: Parque Urbano do Cativo, Jardim de São João da Talha, Jardim Central da Bobadela, Av. de Santa Iria de Azóia, Rua São Francisco de Xavier, Igreja de Santa Iria de Azóia, Canteiro ao Mercado de Santa Iria de Azóia, Rotunda da Covina, Rotunda da Rua da Rosa Branca, Rotunda da A1, Rotunda da Parreirinha, Praceta dos Poetas, Jardim da Rua do Poço, Jardim Álvaro Roxo, Rua Álvaro Manuel Roxo.

Foi durante 2018 que iniciámos este projeto, com obras profundas de regeneração paisagística cujo objetivo principal foi tornar estes espaços em locais mais convidativos, harmoniosos e sustentáveis, através da integração de uma Estrutura Verde, indispensável na construção da cidade que projetámos para o futuro.

Estamos cá por si.
E a Natureza está cá por todos nós!

Os projetos tiveram lugar nos seguintes locais:

Parque Urbano do Bairro do Cativo

A obra no Parque Urbano do Bairro do Cativo, em Santa Iria da Azóia, está integrada no projeto de Regeneração Paisagística da Fregue­sia. O Parque Urbano do Bairro do Cativo decorre do Contrato Interadministrativo celebrado com o Município de Loures, e tem um custo total de cerca de 76 mil euros, para a construção de um parque urbano na zona de cedência entregue ao domínio público no âmbito do processo de reconversão do Bairro do Cativo.

Jardim de São João da Talha

Tornar o Jardim de São João da Talha num espaço verde mais equilibrado e sustentável foi o principal objetivo deste projeto. O Jardim de São João da Talha decorre do Contrato Interadministrativo celebrado com o Município de Loures, e tem um custo total de cerca de 70 mil euros, para a  construção de um parque urbano.

Jardim Central da Bobadela

É assim que vão ficar os novos espaços verdes do Jardim Central da Bobadela, previstos no âmbito do Projeto de Regeneração Paisagística da Freguesia. Este projeto decorre também do Contrato Interadministrativo celebrado com o Município de Loures no valor de 58.554,83€.