É com grande orgulho que informamos que a nossa Freguesia é uma das candidatas ao estatuto de Eco-Freguesia XXI, um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias de todo o país no desenvolvimento de comunidades mais sustentáveis. Para isso, foi imprescindível contar com a ajuda de todos os habitantes e motivá-los face a um objetivo comum: aproximar as pessoas das práticas sustentáveis. Nesse sentido, foram várias as ações desenvolvidas em 2020 para permitir que todos contribuíssem para a conquista deste estatuto tão importante.

Com a iniciativa Eco-Escolas, quisemos envolver pais, alunos, auxiliares e professores numa ação que visa melhorar o desempenho ambiental na rede de escolas da nossa Freguesia, e sensibilizar/educar para a necessidade de todos adotarmos comportamentos mais sustentáveis, porque acreditamos que só assim será possível construir um futuro mais verde para todos nós!

O Eco-Famílias foi outra iniciativa importante para motivar os nossos habitantes a vestir a camisola verde. Constituiu num desafio em forma de questionário online, que pretendia avaliar quais as famílias da nossa Freguesia com as práticas mais sustentáveis e que revelassem maiores preocupações com o ambiente, o território e a comunidade. As famílias vencedoras foram surpreendidas com vários prémios, amigos do ambiente!

Eco-Funcionários – Workshop de boas práticas
Queremos ser uma Freguesia exemplar no que respeita à sustentabilidade e sabemos que para isso acontecer todos têm um papel importante a cumprir, a começar pelas pessoas que colaboram connosco todos os dias. Nesse sentido, a nossa Freguesia dinamizou para todos os funcionários um workshop de boas-práticas ambientais, reciclagem e gestão eficiente de recursos. Esta ação de formação/sensibilização é apenas uma das muitas que pretendemos dinamizar durante os próximos meses, por assumirem uma grande importância ao nível da melhoria dos conhecimentos técnicos dos funcionários, mas também ao nível da dinâmica de equipas e da motivação das pessoas.

Foi ainda realizada a campanha de sensibilização “cada gesto seu conta”, que pretendeu mudar hábitos e explicar quais os métodos mais eficazes para tornar a nossa Freguesia mais ecológica através de pequenos vídeos exemplificativos, partilhados nas redes socais.

Durante 2020, não poupámos esforços e foi com grande alegria que assistimos ao empenho e
determinação que todos os nossos habitantes demonstraram, fosse na adesão às várias iniciativas desenvolvidas, fosse na adoção de novos hábitos mais amigos do ambiente. Todos estes comportamentos e projetos são imprescindíveis para que a nossa Freguesia se torne num exemplo de boas-práticas ambientais, indispensáveis na construção de um futuro mais positivo para todos nós.

Obrigado pela vossa ajuda!

Juntos, vamos conseguir o tão desejado estatuto de Eco-Freguesia XXI