Todos fomos surpreendidos de uma forma ou de outra quando confrontados com a pandemia. Os dias passaram a ser vividos de outra forma, com novos hábitos em casa, no trabalho, nos transportes, espaços públicos e principalmente com mais preocupações com as necessidades dos que mais precisam.

Desde o ano passado que a nossa Freguesia conta com uma Rede Solidária de Voluntários, que dá vida a uma série de iniciativas para minimizar os impactos negativos da pandemia na vida dos fregueses.

Um trabalho cheio de mérito realizado em prol dos outros iniciado a 24 de março de 2020, desde compras básicas às de medicamentos, passando pelas
refeições escolares ou apoio psicológico, entre muitas outras. Aqui deixamos o nosso apreço e sincero agradecimento a todos os voluntários que abdicam, todos os dias, há quase um ano, do seu tempo para cuidar dos outros. Obrigado a todos!

Nós Vamos às Compras Por Si

Entrega ao domicílio de compras em articulação com superfícies comerciais locais.

Medicação

Levantamento e entrega de medicação no domicílio a doentes crónicos – e informação/articulação com a Linha 1400 (Movimento Loures Tem Mais Saúde)

Articulação com as Unidades de Saúde Locais, pedido de receituário, pedido de consultas/exames e apoio a situações de baixa médica e doentes COVID-19.

Comércio Local

Informação acerca de contactos e condições de funcionamento de comércio de bens alimentares.

Criação do Diretório de Comércio Local, composto por vários estabelecimentos de comércio e prestadores de serviços de primeira necessidade localizados na nossa Freguesia, que asseguram o serviço de entrega ao domicílio ou entrega na loja com total segurança. Consulte https://comercio.uf-ssb.pt

Apoio Psicossocial

Receção e encaminhamento de pedidos de acompanhamento social e/ou psicológico.

Rede Solidária

Banco de Voluntários: em articulação com a Paróquia de Santa Iria foi efetuada a identificação, triagem e gestão de pessoas disponíveis para dar apoio a vários tipos de solicitações.

Confeção de máscaras comunitárias e proteções hospitalares – cobre pés, cogulas e batas – destinadas a hospitais de referência para o tratamento da COVID-19 em Portugal.

Mais Poesia Perto de Mim

Iniciativa que consiste na leitura de poemas e pequenos textos ao telefone por voluntários a pedido.

Conversação

Ajudar a manter uma sensação de normalidade e acompanhamento contínuo contribuiu para diminuir o sentimento de isolamento.

Apoio Psicológico

Ajuda aos nossos fregueses seniores e outros a lidarem com o impacto psicológico e social da pandemia.

Distribuição de Material de Proteção Individual

Para evitar ao máximo a propagação do vírus e proteger os profissionais de saúde na luta contra a Covid-19, foram distribuídos gratuitamente os seguintes materiais de proteção individual:

• 88 Batas;
  • 482 Cógulas;
  • 679 Botas;
  • 1077 Máscaras.

Apoio Escolar

Para os alunos que ficaram em regime de tele-escola durante os meses de confinamento, a nossa Freguesia desenvolveu as seguintes ações de apoio:

• 8410 Trabalhos escolares entregues;
  • 9748 Refeições escolares entregues.