O que é a Rede Social?
A Rede Social é um programa que visa combater a pobreza e a exclusão social bem como a promoção do desenvolvimento social.
A Rede Social de Loures formaliza-se em estruturas de parceria, destacando-se os Conselhos Locais de Ação Social (CLAS), as Comissões Sociais de Freguesia (CSF) ou as Comissões Sociais Inter Freguesias (CSIF) e outros grupos de trabalho ou temáticos, de acordo com a realidade de cada concelho.
É da Rede Social que surgem vários projetos sociais, nomeadamente o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado de Loures (SAASIL).
É depois, no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Atendimento Social, que surgem, localmente diversas respostas sociais, de acordo com os diagnósticos sociais e necessidades sinalizadas no decurso da intervenção. É desta forma que surgem projetos como: Loja Social, Apoio Psicossocial à Comunidade, Transporte Solidário, Oficina Social.
O que é a Comissão Social da Freguesia?
A Comissão Social da União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, S. João da Talha e Bobadela (CSUF) é composta por vários parceiros locais com as mais diversas áreas de intervenção, desde o âmbito da infância, educação, saúde, ação social, idosos, emprego, tecido empresarial, associativismo, população emigrante e refugiada, entre outros…
O que é o Atendimento Integrado?
O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado de Loures (SAASIL) resulta de um protocolo assinado entre o Instituto de Segurança Social, a Câmara Municipal de Loures, as Juntas de Freguesia do Concelho de Loures e as IPSS locais.
Este serviço rege-se pelos seguintes princípios: trabalho em parceria, territorialização da intervenção e participação de todos os intervenientes e centra-se no indivíduo, na família e na comunidade.
A metodologia de Atendimento Integrado implementa um gestor de caso por família, permitindo um maior acompanhamento e uma proximidade das pessoas e suas situações e, possibilitando conhecer o agregado no seu todo.
O serviço de Atendimento Integrado é efetuado mediante marcação prévia nos polos de atendimento da Freguesia. Assim:
Em Santa Iria de Azóia, o atendimento/acompanhamento social é assegurado por 2 técnicas gestoras de caso (uma técnica da Junta de Freguesia e outra da Câmara Municipal de Loures) e é efetuado todas as semanas, no Espaço Juvenet.
Em São João da Talha, o atendimento/ acompanhamento social é igualmente garantido por 2 técnicas gestoras (uma técnica da Junta de Freguesia e outra da Camara Municipal de Loures) e a sua periodicidade é semanal, nas instalações da Secção Administrativa.
Na Bobadela, o atendimento social é garantido por uma técnica gestora (proveniente da Câmara Municipal de Loures) e o atendimento acontece duas vezes por mês, no polo de atendimento da Bobadela.
As marcações são efetuadas a partir de dia 15 de cada mês, para o mês seguinte.
Consoante o diagnóstico efetuado pelo Atendimento Integrado as famílias são encaminhadas para as respostas sociais existentes na Freguesia. Para se usufruir deste serviço é necessária uma avaliação socioeconómica do individuo/agregado familiar.
Estas são as respostas sociais dinamizadas pela Junta de Freguesia:
A Loja Social de São João da Talha localiza-se no Mercado de Vale de Figueira. É um projeto de intervenção psicossocial dinamizado pela Junta de Freguesia, e que conta com a contribuição de empresas e cidadãos, estimulando o espírito de solidariedade civil e responsabilidade social e ainda, a dinamização do voluntariado local.
A qualquer momento a população, as empresas ou as entidades podem doar bens, desde que se encontrem em estado novo ou que sejam passíveis de reutilização.
A Loja Social está aberta a todos que queiram comprar os bens existentes, de acordo com a tabela de preços estabelecida e afixada, dentro do seu horário de funcionamento: das 9h às 12h30 e das 14h às 16h.
As verbas conseguidas com a venda livre dos bens existentes na Loja Social, revertem para a compra e aquisição de alimentos, produtos de higiene, fraldas e outros, que irão compor cabazes sociais, que são depois entregues a famílias socialmente vulneráveis.
Tem um efeito duplo:
- Contribui para uma melhoria das condições de vida dos indivíduos ou famílias em situação de maior vulnerabilidade social, mediante a atribuição de bens de diversa ordem, como sendo vestuário, calçado, material didático, têxteis, mobiliário e pequenos eletrodomésticos;
- Promove a preservação ambiental, contribuindo para o combate ao desperdício e procedendo ao reaproveitamento de bens e equipamentos.
Morada: Mercado de Vale de Figueira
Rua Alfredo Vitorino da Costa, 2695-735 São João da Talha
É um projeto que visa auxiliar a população, com fracos recursos económicos e por consequência em situação de grande vulnerabilidade socioeconómica, em pequenas reparações domésticas, ao domicílio, de forma gratuita, com vista a proporcionar o arranjo de algum dano na habitação dos fregueses.
É um projeto que pretende auxiliar a população, que se encontra numa situação de fracos recursos económicos e por consequência em situação de grande vulnerabilidade socioeconómica.
Assegura, de forma gratuita, o transporte dos fregueses a diferentes serviços, nomeadamente, serviços de saúde, finanças, registos civis, entre outros.