Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela são antigas freguesias do concelho de Loures que desde 2013, em virtude da reorganização administrativa, deram origem à Freguesia denominada União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela.
O território de Santa Iria de Azóia, a sede da União das Freguesias, tem 7,30 km² de área e 18 240 habitantes.
O território de São João da Talha tem 6,08 km² de área e 17 252 habitantes.
O território da Bobadela tem 3,57 km² de área e 8 839 habitantes.Dados Censos 2011
Brasões
Conheça aqui o brasão de Santa Iria de Azóia
Brasão de fundo azul, com detalhes em prateado, onde vemos dois vidraceiros vestidos com aventais. Ambos estão a soprar em tubos de vidro, aquecidos por chamas vindas de uma fogueira acesa. No centro, existe um escudo com ramos de oliveira. O brasão encontra-se enriquecido por uma coroa, também ela prateada, com quatro torres.
Conheça aqui o brasão de São João da talha
Brasão com representação da imagem de S. João Baptista, vestindo um traje com peles prateadas e um manto vermelho. Carrega uma haste crucífera e um dos seus pés assenta sobre uma talha de barro vermelho. À direita, podemos ver uma roda industrial, e à esquerda o mastro e velas de um moinho de vento. O brasão encontra-se enriquecido por uma coroa prateada, com quatro torres.
Conheça aqui o brasão da Bobadela
Brasão representado por 3 elementos principais: à esquerda, a cabeça de um bobo, à direita, uma roda dentada vermelha, e no topo vemos uma coroa de ouro entre dois ramos de oliveira. O fundo é de cor púrpura e na base do brasão vemos a ondulação do rio Tejo. O brasão encontra-se enriquecido por uma coroa prateada, com quatro torres.
Nova identidade gráfica
A Junta de Freguesia tem uma nova identidade gráfica. Neste novo logótipo, o “UF” representa o sentido da União de Freguesias, o estarmos ligados. Os círculos azul, vermelho e amarelo representam a cor de cada uma das anteriores Freguesias. O todo e a individualidade de cada território estão presentes.
O lema “+ serviços perto de mim” espelha tudo o que está a ser feito no âmbito dos serviços de atendimento e da reestruturação interna de processos; e em simultâneo abre a porta aos novos serviços que vão ser lançados…mais serviços de proximidade, modernos e inovadores, e que resolvam as situações mais prioritárias dos cidadãos.
Pretendemos, cada vez mais, comunicar de uma forma mais próxima, dinâmica e eficaz.